Cali: El Gato del Río

Esse é o nosso primeiro post sobre Cali para as crianças. Obaaa! O nosso passeio por Cali ao olhar de uma criança. 🙂

Hoje, vamos conhecer um pouquinho sobre um monumento situado na zona oeste da cidade e que surgiu para embelezar uma parte do rio Cali.

Esse espaço as margens do rio é exclusivamente dedicado a um gato. Isso mesmo! É uma praça dedicada ao “Gato de Tejada”.

Então… vamos descobrir mais sobre esse gatuno!

O “Gato de Tejada” surgiu de uma proposta feita pela Câmara do Comércio de Cali a Hernando Tejada (pintor, escultor e amante de gatos!) para produzir o monumento de um gato. “Tejadita”, assim chamado por seus amigos pelos seus 1.50 m de estatura, aceita esta proposta e doa o melhor de seus gatos à cidade.

Esta escultura está fundida em bronze e possui 3.5 metros de altura, 3.40 de comprimento, 1.95 metros de espessura, e pesando três toneladas. A escultura foi fundida e transportada para Cali desde Bogotá e foi inaugurada em 3 de julho de 1996.

Eis o gato!

KC_06
Muy simpático!

Pois é… mas o gato estava muito sozinho! Então… dez anos mais tarde, a Câmara do Comércio de Cali organizou um concurso para encontrar uma namorada ao famoso ‘Gato del Río’. Alguns dos mais importantes artistas colombianos criaram suas gatas para acompanhar o lendário felino do rio de Cali.

Para isto, criou-se uma gata modelo, que foi obra do escultor Alejandro Valencia Tejada, e sobre seu molde em fibra de vidro, os 15 artistas que participaram desta ideia fizeram suas obras.

Então… perto do monumento estão expostas as 15 gatas que disputaram entre si o título de “La Novia del Gato”. Junto com a eleição da namorada do gato (voto ganho por votação popular) organizou-se 2 concursos: a melhor carta de amor ao gato e o melhor conto infantil, que narre a melhor história de amor entre o casal felino. Uma proposta bem ao mundo de Tejadita, cheio de imaginação, humor e diversão, como uma brincadeira de criança.

As crianças também participaram de um concurso onde podiam criar sua própria versão da namorada do gato através de pinturas e desenhos. Legal não é mesmo!

Bom… nós iremos conhecer as 15 pretendentes no próximo post, ok? Aí descobriremos qual foi a felina felizarda!

Deixo com vocês um pedacinho do atelier de Hernando Tejada. Ele faleceu dois anos depois da inauguração do “Gato del Río”.

Conheça também outras obras de Hernando Tejada. É só clicar!

Ahhh… não esqueça de nos acompanhar pelo Instagram usando as hashtags #KaraMeladanaColômbia e #Caliparacrianças.

Hasta luego! 😉

Anúncios

4 comentários sobre “Cali: El Gato del Río

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s