Cali y sus Aves

Hoje, iremos conhecer algumas aves famosas de Cali! Já conhecemos os gatos… agora é a vez das aves.

Vamos lá!

Continuando o nosso passeio pelo Bulevar del Río, nos deparamos com a igreja La Ermita e o Parque dos Poetas. (Confira as fotos lá no Instagram!).

Atravessando a ponte Ortiz e andando pelo Paseo Bolívar encontramos as Aves del Río.
KC_35
Essa escultura de Omar Rayo foi construída com lâminas de aço recoberta por material acrílico em cor branco e preto. É composta de duas aves: “Ave inspectora de niveles” e “Ave celoso del concorde”.

Caminhando um pouquinho mais chegamos ao pátio da prefeitura. E o que encontramos? As famosas palomas (pombas)! Todas preparadas para ganhar um pouquinho de milho.
KC_36
Os pais levam seus filhos e juntos se divertem pegando as palomas e dando milho para elas. Um tempinho para descansar e curtir as aves. 🙂
KC_37
Saímos do Paseo Bolívar e fomos conhecer a famosa Mariamulata cartagenera. Essa é uma escultura que o artista Enrique Grau doou a capital do Valle del Cauca. É feita de uma liga metálica antioxidante que mede 6 metros de altura.
KC_38
Nos últimos anos de sua produção artística, o cartagenero Enrique Grau foi consagrado por representar animais como borboletas, gatos e pássaros realizados graças a observação da natureza combinada com sua imaginação. Na década de 90 se dedicou a fotografar e pintar iguanas com o argumento que tinham uma memória ancestral. As mariamulatas foram sua última obsessão.

Antes de empreender seu trabalho criativo, Grau observou o comportamento dessas aves, emergiu em livros aprendendo sobre os hábitos de alimentação, como elas migram e com o pincel na mão se tornou um reconhecido naturalista especializado nestes animais.

Mas… que ave é essa que é confundida com o corvo?

Essa ave vive em lugares quentes da América, em regiões agrícolas. Se alimentam de frutas, sementes e de animais invertebrados. Os machos medem até 43cm (com um pescoço que é quase tão largo como seu próprio corpo), pesa 230 gramas e são negros com um brilho iridescente. As fêmeas são mais pequenas, medem até 33cm e pesam 125 gramas e são marrons. Seu canto é uma mescla de sons fortes e estridentes.

Para os vallecaucanos a “Mariamulata” é equivalente ao “Chamón” (pássaro preto com um canto muito particular). Essa ave também é conhecida como “zanate” ou “chango”.
KC_39
Bom… por hoje ficamos por aqui. Não perca as nossas próximas postagens! Mais descobertas de Cali para as crianças!

Então… até a nossa próxima aventura na cidade de Cali.

Hasta luego! 😉

Anúncios

Um comentário sobre “Cali y sus Aves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s