Cali y sus Sabores

Em um dos nossos passeios por Cali fizemos algumas descobertas gastronômicas bem interessantes.

Então… decidimos mostrar para vocês um pouquinho dessas descobertas.

Vamos lá!

A nossa primeira descoberta foi, em um quiosque de Mango x Metro, o ceviche de mango. Pois é, o ceviche é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão, ou lima, ou outro cítrico. Mas esse, ao invés de ser de peixe cru é de manga. Elas são cortadas em tiras e são vendidas em copos pequenos ou grandes e você pode escolher entre mangas mais maduras ou verdes.

Então… o moço do quiosque pergunta qual opção você quer: sal con limón, pimienta o lechera (leite condensado). Como turista de primeira viagem acompanhada de muy amigos colombianos… pedimos um copo grande de manga verde e o atendente colocou todas as opções para eu experimentar! Tão sortuda que soy pego a tira de manga com o mais puro limão! Pensa em um arrepio! He he…
KC_41
Depois disso… peguei um copo menor de manga madura com lechera (Aí simmmm!)

Em Cali você encontra carrinhos que vendem bebidas de frutas tradicionais da gastronomia do Valle del Cauca. Em um desses carrinhos experimentamos a famosa lulada.
KC_42
A lulada se prepara com lulo, fruta típica da região e se diferencia do suco de lulo porque não se dilui e nem se coa. Ela é preparada com pedaços da polpa da fruta amassados com a mão, e acrescentado o suco de limão é batida com um amolador antes de servir com gelo e açúcar a gosto. Alguns acrescentam leite condensado, outros acrescentam vodka ou aguardente. (O meu, é claro, com lechera!)
KC_43
É bastante cítrico e seu sabor é semelhante ao da lima. É muito bom! A criançada ama! 🙂

Ainda saboreando minha lulada… paramos para experimentar o chontaduro.
KC_44
Chontaduro é uma fruta muito comum na Colômbia. No Brasil, é o fruto da pupunha. É comum ver mulheres negras vindas da costa do pacífico nas cidades colombianas carregando uma cesta com chontaduro na cabeça.

Então… nunca comi pupunha… essa foi minha primeira vez! Os caleños comem com sal ou com mel. Eu, pra variar, experimentei dos dois jeitos, e também sem nada. Sinceramente… não sou fã do chontaduro.

Mas… fiquei fã da simpática senhorinha vendedora do chontaduro. Pensou que eu vinha de outra parte do país. Meu espanhol está bom hein!!! (brincadeirinha) É porque esse fruto não é comum em Bogotá, Cartagena, Barranquilla e sim, na região do Pacífico.
KC_45
Mesmo que ‘alguns’ amigos caleños tenham ficado indignados por eu não ter gostado do chontaduro, dizendo até que não tenho paladar refinado (absurdo ter que ouvir isso!!!!! Não é mesmo, Diego). Estou com a consciência limpa. Eu provei. Não sou daquelas que só de olhar não querem saber de experimentar.

Tanto que eu não sou assim, como essas pessoas, que até provei suco de tomate de árvore. Isso mesmo! Tomei suco de tamarillo. Ele também é conhecido como tomate japonês e tomate francês. É uma fruta tropical, originária dos Andes, muito semelhante ao nosso tradicional tomate. Sua cor é uma variação entre o vermelho, amarelo e laranja.

A parte externa do tamarillo é carnuda e rija, com sabor bastante ácido. Seu interior é macio com pequenas sementes. Ele literalmente nasce em uma árvore de pequeno porte. O suco é muito bom!
KC_46
Bom… por hoje ficamos por aqui. Continuaremos a postar outras descobertas gastronômicas de Cali. Não perca as nossas próximas postagens!

Ahhh… e não esqueça de nos seguir pelo Instagram@kara_melada.

Então… até a nossa próxima aventura na cidade de Cali.

Hasta luego! 😉

5 comentários sobre “Cali y sus Sabores

Deixe um comentário

