CineKaramelo indica: As aventuras do avião vermelho

A dona do KaraMelada ama cinema!!! Quem nos acompanha vai lembrar do post Cinema com Piano. Pois é… quem não gosta de assistir um filme deitado no sofá e acompanhado de uma pipoquinha (que pode ser com caramelo) com refrigerante?! 🙂

Por isso… criamos o CineKaramelo! Todo o primeiro dia do mês postaremos uma indicação de filme para assistir com os filhos, netos, sobrinhos, afilhados, enfim…

A indicação do mês de outubro é..

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO (2012)
CK_02
Esse filme é baseado no livro de 1936 de Érico Verissimo (1905-1975). Um livro que estimula a imaginação, começando em cenas muito conhecidas e simples e chegando a uma grande viagem pela história e geografia.

As Aventuras do Avião Vermelho” é o longa-metragem animado de estreia dos gaúchos Frederico Pinto – produtor, diretor de arte (“Eu e Meu Guarda-Chuva” e “VIPs”) e diretor de curtas como “Os Olhos do Pianista” e “Foi Onde Deu Pra Chegar de Bicicleta” – e José Maia, animador com mais de 30 anos de experiência. Eles já foram parceiros no curta “Docinhos”.

A animação foi feita à moda antiga: com lápis e papel (e não apenas com computadores, como é costume atualmente). Cada segundo de filme é composto por 12 desenhos, que depois são colocados em sequência para dar a ideia de movimento. No fim, mais de 50 mil ilustrações foram feitas para a produção!

Com uma prévia exibida no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy (França) e no BUFF Film Festival de Malmö (Suécia), “As Aventuras do Avião Vermelho” cumpre com a sua proposta e consegue levar toda a característica lúdica do livro de Veríssimo para as telas, numa mistura de desenho animado 2D com algumas introduções de movimentos em animação digital 3D bastante interessantes, já que não precisam de óculos especiais para serem vistos.

O excelente trabalho de dublagem é outro ponto que merece destaque, com as vozes de Lázaro Ramos (Chocolate), Wandi Doratiotto (Ursinho), Milton Gonçalves (Avião Vermelho), Zezeh Barbosa (Josefina), Pedro Yan (Fernadinho) e Sérgio Lulkin (pai).

Pelo fato da história ser bastante antiga, foi necessária uma adaptação para que ela se comunicasse melhor com as crianças de hoje em dia. Assim, o roteiro de Camila Gonzatto, Frederico Pinto e Emiliano Urbim ganhou novos elementos que remetem a um tempo mais atual, como um computador e fantasias de personagens como Chapolin, Wolverine, Darth Vader e Menino Maluquinho, que Fernandinho experimenta antes de partir em sua busca pelo Capitão Tormenta.

Cartaz:
CK_03
Sinopse:

A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola.

Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka.

A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia.

O filme foi distribuído pela Imagem Filmes e tem duração de 78 minutos.

Trailer:

A importância da interação dos pais com seus filhos e as consequências da falta dela na vida da criança, do ambiente que a cerca e também de toda a família é a principal mensagem do filme. O longa também aborda a importância do estímulo à imaginação dos pequenos e o papel fundamental que a leitura exerce sobre tal, além da representatividade da amizade e do convívio com outras crianças através da figura de Chocolate e Ursinho.

Super recomendamos para crianças de todas as idades! É diversão com conteúdo para toda a família!

Ahhhh… também vale a pena ler o livro! Esse livro será a minha próxima aquisição! O que irei inventar para fazer com as crianças??? Bom… tenho certeza que dá pra fazer muita coisa legal inspirada nesse livro! E… claro… irei compartilhar com vocês!

Por hoje ficamos por aqui. Até o nosso próximo CineKaramelo!


VOCÊ SABIA? Que o escritor gaúcho Erico Verissimo, no começo de sua carreira, nos anos 1930, trabalhou também em rádio fazendo programas para crianças? Ele contava histórias, improvisava, inventava, conduzindo os pequenos ouvintes a mundos sensacionais.

Outros livros desse gaúcho que valem a pena serem lidos:

‘O URSO COM MÚSICA NA BARRIGA’ (Esse EU tenhoooo!!!!)
Talvez o melhor livro de Erico Verissimo para crianças. Com muita invenção, a história tem um final que deixa o leitor pensando, pensando…

‘OS TRÊS PORQUINHOS POBRES’
Uma história puxa outra, lá do fundo do baú, e quando se vê ocorre um pequeno milagre. Erico Verissimo inventou o livro a partir de histórias tradicionais para crianças.

Anúncios

Um comentário sobre “CineKaramelo indica: As aventuras do avião vermelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s