CineKaramelo indica: O calhambeque mágico

Senhoras e senhores, meninos e meninas acionem seus motores. Vocês estão prestes a embarcar numa viagem incrível em um dos filmes mais maravilhosos de todos os tempos!

O CineKaramelo deste mês está imperdível! Mês passado, viajamos em um aviãozinho que vai até a lua (leia o post CineKaramelo indica: As aventuras do avião vermelho). Nesse mês, viajaremos em um calhambeque que além de andar, também pode voar e flutuar!

A indicação do mês de novembro é…

O CALHAMBEQUE MÁGICO (Chitty Chitty Bang Bang – 1968)
CK_05
Esse filme é baseado no livro de 1964 de Ian Fleming (1908-1964) que ele escreveu para seu filho Caspar. O livro foi adaptado duas vezes. A primeira com o filme Chitty Chitty Bang Bang, em 1968. E a segunda como um musical, no Teatro London Palladium, em 2002. Ian Fleming foi um escritor, jornalista e agente de inteligência britânico, mais conhecido por criar a série de romances de espionagem James Bond.

O Calhambeque Mágico” é uma comédia inglesa, voltada para o público infantil, que alcançou grande destaque quando lançada pela Dramatic Features de Albert Broccoli, quem ajudou a produzir quase todos os filmes de James Bond. O longa metragem conta com a participação no roteiro do diretor Ken Hughes e de Roald Dahl (lembram da nossa série O mundo de Roald Dahl?) e de Richard Maibaum.

Na fantasia musical do diretor Ken Hughes tudo é uma delícia de ver! Os efeitos especiais são mirabolantes, os cenário são bárbaros, com uma superprodução musical recheada com clássicas músicas memoráveis como “Truly Scrumptious”, “Toot Sweets”, “Hushabye Mountain” e a indicada ao Oscar e tema título “Chitty Chitty Bang Bang”. Foi o primeiro filme não produzido pela Disney que contou com o trabalho dos compositores Richard M. Sherman e Robert B. Sherman.

O elenco também é memorável! O excelente trabalho do grande Dick Van Dyke (Caractacus Potts), Sally Ann Howes (Truly Scrumptions), Lionel Jeffries (Vovô Potts) e as crianças Heather Ripley (Jemima) e Adrian Hall (Jeremy). O ator Desmond Llewelyn (o Q dos filmes de James Bond) marca presença neste filme numa aparição menor e, o ator Gert Fröbe (Barão Bomburst), o Goldfinger do filme homônimo também aparece neste filme, mas numa aparição maior do que a de Llewelyn.

Cartaz:
CK_06
Sinopse:

O filme se passa na primeira década do século XX quando um carro de corrida, que tinha ganho três grandes prêmios, sofre um acidente e fica totalmente queimado. Algum tempo depois duas crianças, Jemima e Jeremy, os filhos de Caractacus Potts (Dick Van Dyke), um inventor fracassado, veem a carcaça deste carro de corrida, que seria vendido por 30 xelins.

Eles imploram ao pai que o compre, mas Potts está sem dinheiro e o avô das crianças (Lionel Jeffries, que curiosamente na vida real é mais novo que Van Dyke), que mora com eles, se encontra na mesma situação. Após uma tentativa desastrosa de vender uma de suas invenções para o Lorde Scrumptious, o fabricante de doces da região, Potts consegue acidentalmente dinheiro suficiente em um parque de diversões.

Ele compra o carro e, milagrosamente, transforma um veículo que estava caindo aos pedaços em um carro novo em folha. Potts resolve fazer um piquenique com as crianças para comemorar o carro novo. No caminho eles quase batem no carro de Truly Scrumptious (Sally Ann Howes), a bela filha de Lorde Scrumptious. Como o carro dela ficou atolado, eles a convidam a ir ao piquenique.

Já na praia, todos se divertem e as crianças pedem ao pai que lhes conte uma história. Potts cria uma fantástica aventura, no qual o carro deles pode andar sobre a água e voar. No conto o barão Bomburst, o cruel ditador da Vulgária, quer o carro para ele e sequestra o vovô pensando que é o inventor. Então Potts, Truly e as crianças voam no carro até a Vulgária para libertá-lo.

O filme foi distribuído pela Fox Home Entertainment e tem duração de 144 minutos.

Trailer:

Este filme imortalizou na mente de muitas crianças a lição de que nossos sonhos podem se tornar realidade. Realmente o “Calhambeque Mágico” é um filme belo e agradável aos ouvidos. Com suas melodias, um elenco fantástico e uma história cativante, este delicioso filme para toda a família é divertido e absolutamente imperdível!

Super recomendamos para todas as idades! Dá vontade também em ler o livro! Pois é… mais um pra minha lista! 🙂

Por hoje ficamos por aqui. Até o nosso próximo CineKaramelo!


VOCÊ SABIA?

– O nome Caractacus foi dado em homenagem ao último regente da Inglaterra antes da invasão romana, que tinha este nome.

– O castelo do Barão Bomburst foi usado anteriormente como modelo para os castelos feitos nos filmes de animação Cinderela e A Bela Adormecida.

– O carro usado foi posteriormente vendido para um comprador particular, sendo ainda hoje exibido em exposições mundo afora.

– A placa do carro de Truly, CUB 1, é uma referência ao produtor Abert R. Broccoli, cujo apelido era Cubby.

– O orçamento do filme foi de US$ 10 milhões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s