Cali: La Casa de los Títeres

Hoje iremos conhecer um lugar mágico em Cali para levar as crianças.

É a famosa Casa de los Títeres. Uma casa onde bonecos ganham vida!

Vem comigo!

Existe no bairro San Antonio, o mais famoso da cidade de Cali por sua característica colonial, uma casa onde viveu um menino que se tornou um marionetista de muito prestígio em Colômbia, o professor Ernesto Arona.

Ele conta sua história de vida nesta Casa de los Títeres. As paredes estão repletas de cartazes de apresentações e participações em festivais, além dos fantoches espalhados em cada canto da casa.
KC_99

KC_100

KC_101

KC_102
Amei! Um teatro itinerante!

La Casa de los Títeres é um dos poucos lugares em Cali onde as crianças podem desfrutar de um espaço no qual através da poesia, dos contos, dos fantoches e da literatura elas se divertem de maneira inteligente.

Mas… também é um espaço para os adultos! As obras propostas estão dirigidas aos meninos, meninas e seus familiares que se entretêm com uma gama de personagens e suas histórias.

Além disso, um dos objetivos deste lugar é de fomentar nas crianças sentimentos humanos como a solidariedade, o amor, a ternura, o respeito à vida e ao próximo, por meio ao amor à arte e sem deixar de lado o poder da imaginação.

KC_103
Esperando ansiosos o espetáculo começar!

Na nossa visita a essa fantástica casa assistimos a peça “Historias de Amor”, uma obra de criação coletiva do grupo Pequeño Teatro de Muñecos, que estreou no ano de 2003, onde os personagens se vestem de trajes coloridos, usam maquiagem, nariz e recorrem a ferramentas do clown.

Um resumo da peça…

Em algum lugar, chega um marionetista em uma carroça na qual ele vive e que também serve de teatro. Por entre o público, inesperadamente, aparece uma marionetista que sem se dar conta da presença do marionetista (que está dormindo), começa a maravilhar o público com suas destrezas fazendo com que ele se desperte com os aplausos. Aí começa a disputa acirrada porque um tenta chamar a atenção dos presentes para definirem a quem pertence esse lugar e esses espectadores.

Finalmente, o marionetista tira um marionete e ela responde da mesma maneira, isso os motiva a entrarem em um acordo e juntos apresentarem na carroça Teatro uma maravilhosa ‘história de amor’, com personagens de trapo e cartão. Eles representam a história de um homem totalmente desprovido de beleza física que se apaixona por uma linda dama. Ele envia cartas para ela através de seu leal companheiro chamado Wonder, cartas cheias de poesia que a levam a idealizar aquele desconhecido como o mais oposto dos homens. Ao conhecê-lo frente a frente, sofre uma grande decepção mas… finalmente vence a poesia, os lindos sentimentos e a beleza interior desse paradoxo personagem, terminando a história em uma terna carícia de autêntico amor.

Ao finalizar a representação, ela, a marionetista, recolhe suas coisas par ir embora, mas ele, o marionetista, com um olhar apaixonado, a convida para que continuem juntos seu caminho nascendo assim… outra terna e comovedora ‘história de amor’.

Muito lindo! ❤ ❤ ❤
KC_105
Deixo com vocês o vídeo completo dessa peça!

La Casa de los Títeres funciona desde março de 1998. Hoje, eles contam com o apoio do Ministério de Cultura da cidade. Seus criadores decidiram trabalhar com bonecos porque nesta ciência é onde convergem todas as artes: dança, poesia, plástica, música e atuação.

Eles realizam festivais de âmbito mundial como o Festival Internacional e a Feira Internacional que neste ano teve a presença de grupos de Cuba, Peru, Chile, Espanha e logicamente, Colômbia.

Infelizmente a dona KaraMelada não pode assistir! Iria acontecer no mesmo período do nosso regresso ao Brasil. 😦

Enfim… se você quiser mais informações sobre essa casa dos sonhos é só clicar: La Casa de los Títeres.

Bom… por hoje ficamos por aqui. Se você gostou compartilhe com seus amigos e não perca a nossa última postagem da nossa 1ª temporada em Cali!

Hasta luego! 😉

Anúncios

3 comentários sobre “Cali: La Casa de los Títeres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s