6 doces típicos colombianos que não podem faltar no Natal!

Dezembro é a época do ano na qual podemos desfrutar das maiores delícias gastronômicas, ganhar um pouquinho de peso e compartilhar os cheiros e sabores de uma magnífica cozinha que nos transporta ao tempo em que éramos crianças.

Pensando nisso… e como a dona do KaraMelada está na Colômbia e irá passar o Natal e o Ano Novo longe do Brasil… resolvi mostrar para vocês, 6 doces tradicionais desde a época dos avós e que tem estado nas mesas dos colombianos como uma tradição, geração a geração.

Vale ressaltar que em cada região do país existem tradições próprias, mas escolhemos os doces que são reconhecidos por todos.

Vamos lá conferir?!

1 – NATILLA

A ‘natilla’ é a sobremesa mais popular durante a época natalina na Colômbia. É uma espécie de flan artesanal feito com fécula de milho, leite, canela, rapadura ralada, manteiga e queijo ralado. Ela é semelhante a um mingau de maisena com toque de doce de leite.
kc_110
2 – BUÑUELOS

Essas esferas de farinha de milho e queijo costeño, você encontra em quase todas as padarias da Colômbia. São tão populares que são consumidas durante o ano todo, mas ocupa um lugar de honra nas ‘Novenas de Aguinaldos’.
kc_111
3 – HOJALDRAS

Preparado com farinha de trigo, ovo e açúcar, este aperitivo é um dos lanches natalinos mais antigos da Colômbia. Além de ser muito popular no Natal, também é um prato representativo de celebrações como a Semana Santa e a Quaresma.
kc_112
4 – ARROZ CON LECHE

O ‘arroz con leche’ é uma receita muito popular na América Latina. Na Colômbia foi trazida pelos espanhóis e desde então é a sobremesa típica do país. Este prato doce está composto basicamente por arroz, leite, rapadura, uvas passas e leite condensado e é muito comum na região Andina.

Essa sobremesa se consome durante todo o ano, mas é preparado com mais frequência em dezembro. Esta receita é muito simples e pode ser servida de várias formas: frio, quente, com passas ou com queijo. O melhor dessa sobremesa é que por ser tão tradicional, tem muitas representações e é possível encontrar uma receita única para o seu preparo em cada casa.
kc_113
5 – SALPICÓN

O ‘salpicón’ é um coquetel de frutas refrescante preparado com suco de laranja, a soda tradicional daqui, a famosa “Colombiana”, e pedaços de mamão, manga, banana, abacaxi e maçã. Esta é uma das bebidas tropicais mais representativas da Colômbia junto com o ‘cholado’, um refresco típico do Valle del Cauca que também se prepara com frutas. Eu ainda irei falar mais sobre ele em outro momento.
kc_114
6 – DESAMARGADO

O ‘desamargado’, ou doce de limão, é uma sobremesa tradicional que faz parte da variada oferta gastronômica do Valle del Cauca. Sua receita consiste em tirar o amargo dos limões para que eles fiquem com um sabor doce e seja possível consumi-los junto com as demais frutas em calda como laranja, figo e a laranja vermelha. Esse doce é uma das receitas mais preparadas no Natal.
kc_115
Hummmm… deu água na boca!!!! 🙂

Ahhh… na nossa primeira temporada em Cali, fizemos um post sobre algumas descobertas gastronômicas e falamos de algumas frutas típicas da região. Se você ficou curioso e quiser conferir é só clicar aqui.

Bom… espero que tenham gostado. Até o nosso próximo post sobre as curiosidades do Natal colombiano! 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “6 doces típicos colombianos que não podem faltar no Natal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s