Colombia Nos Une

O post de hoje é dedicado às crianças colombianas que vivem fora do seu país!

Colombia Nos Une é um programa criado pelo Ministério de Relações Exteriores, através da Direção de Assuntos Migratórios, Consulares e Serviço ao Cidadão, para fortalecer vínculos com os colombianos no exterior.

Esse programa tem um espaço exclusivo para os meninos e meninas colombianos que vivem no exterior.

Vamos lá conhecer?!

Com o objetivo de fortalecer o contato com as segundas e terceiras gerações de colombianos, o Programa Colombia Nos Une e o Fundo da OIM (Organização Internacional para as Migrações) criaram um espaço virtual para que, tanto as crianças, como seus pais, possam estar a par das notícias, atividades e eventos desenvolvidos especialmente para os menores. Também poderão consultar diferentes iniciativas que permitem conhecer e fortalecer, neles, os valores e a cultura colombiana.

Iremos conhecer algumas iniciativas bem legais para as crianças.

LO QUE ME UNE A COLOMBIA
KC2_02
Viaje pela Colômbia e descubra todas as suas maravilhas!” É o slogan do livro informativo ‘Lo que me une a Colombia: un recorrido por el país para niños colombianos en el exterior’, desenvolvido pelo Programa Colombia Nos Une, com o apoio do Fundalectura.

O projeto foi desenvolvido para crianças entre 4 e 10 anos que vivem com suas famílias no exterior. Na companhia dos personagens Juan Tití e de Clara Ursa de Óculos, todos viajam pelo país e escutam música, conhecem as comidas de cada região, personagens famosos, festas e celebrações.

O objetivo do livro é que esses colombianos não percam o contato e o interesse pelo país de seus pais e avós, permitindo que se mantenham vivas em sua formação as tradições e a cultura de seus antepassados. Os consulados da Colômbia no mundo estão utilizando esse livro, através de diferentes atividades, para que as crianças colombianas que vivem fora do território nacional se acerquem à cultura, as tradições e demais aspectos que as unem a Colômbia.

O livro conta também com uma versão digital e um aplicativo para ser baixado em iPads e tablets Android. A versão web do livro, exclusiva para computadores, pode ser acessada pelo link Colombia Nos Une. O aplicativo para iPads e tablets Android pode ser baixado diretamente pelo Appstore do Google e Apple, buscando como “Colombia Nos Une”.

Eu conheci a versão digital e é muito legal! O livro também ganhou o prêmio Clap Gráfico 2015 na categoria de melhor desenho de livro de texto. Vale a pena conferir!

CONCURSO DE DESENHO INFANTIL

Outro projeto bem interessante desenvolvido pelo Programa Colombia Nos Une foi o Concurso de Desenho Infantil ‘Los niños colombianos en el exterior también quieren la paz’.

Através deste concurso, crianças colombianas entre 7 e 12 anos de idade residentes em Londres, Madrid, Miami, Barcelona, Sevilla, Vancouver, Washington, Montreal, Newark, México, Buenos Aires, Quito, Santiago de Chile e Santo Domingo de los Tsáchilas (Equador), compartilharam com os colombianos no mundo inteiro, mediante um desenho, como eles imaginam o país em paz.

Os autores dos três melhores desenhos em cada Consulado receberam prêmios, além de participar da segunda fase do concurso, onde seus desenhos foram publicados no portal Colombia Nos Une, através do qual a comunidade colombiana no exterior pode selecionar através de seus votos o favorito.
kco2_03
Em um dos consulados, o ganhador foi o menino Carlos Mario Rendón, residente em Sevilla, Espanha. Ideia bem criativa!

MIGRÓPOLIS
KC2_04

Em janeiro de 2011 estreou o curta metragem ‘Migrópolis’, um projeto de final de curso do Mestrado em Animação da Universitat Pompeu Fabra. É uma ideia original de Karolina Villarraga, com a colaboração de Carlos Azcuaga como produtor e animador de personagens, Anna Rovira como operadora de áudio e a trilha original do grupo de funk eletrônico fundado em Barcelona em 2008, Radical Animal Beat.

O curta contava a história de quatro crianças que viviam em Barcelona, mas que vinham de muito longe, por razões familiares que não estavam muito claras para elas, e tinham que adaptar-se a viver em um lugar estranho. Tomi, um colombiano de 9 anos, Tati, uma equatoriana de 9 anos também, e Moha e Amin, irmãos iranianos de 10 e 6 anos respectivamente, nos contam em sua própria voz suas experiências durante sua aventura no estrangeiro, suas ideias sobre o passado e a nostalgia, ao mesmo tempo que constroem um mundo fantástico ideal através de sua imaginação onde não existem fronteiras e todos são bem-vindos.

Pela originalidade do gênero e da temática, o curta imediatamente gozou de um êxito sem precedentes participando de festivais na Europa e na América, além da difusão em redes sociais através do boca a boca de amigos e estranhos.

A partir disso, Karolina Villarraga e Carlos Azcuaga se deram a tarefa de converter esta ideia em algo maior. Depois de vários meses de gestão e planejamento, chegaram a um acordo para buscar financiamento para produzir uma série com a produtora audiovisual Hierro Animación com sede em Bogotá, fundada pelo animador e produtor colombiano Carlos Smith. Esta união serviu para converter o projeto em ganhador da convocatória de estímulos para produção de séries de televisão do Ministério da Cultura da Colômbia, ao mesmo tempo que finalizavam um acordo de coprodução com a RTVC Señal Colombia para incluir a série em sua programação infantil.

A primeira temporada da série de TV estreou no final de 2012, a qual (15 episódios de 7 minutos) teve grande êxito em reconhecidos festivais internacionais de animação e televisão infantil.

Atualmente, MicuFilm é a produtora a cargo do projeto. Fundada por Karolina Villarraga, Carlos Azcuaga e Jaime Villarraga, irmão de Karolina, com equipe em Barcelona, Bogotá e México DF.

Aqui no Brasil, o curta participou do Festival Anima Mundi 2011. 🙂

COLOMBIA UN PAÍS CON SENTIDO

É uma estratégia de comunicação gráfica que tem como objetivo despertar nos colombianos o sentido de pertencer ao país. Por meio de ilustrações e textos que ressaltam elementos da cultura, a história, os costumes, a linguagem e a vida cotidiana, sempre com uma visão positiva e esperançosa.

Un Grito que hizo história… Una historia que no es un cuento’ é uma cartilha que faz parte da série ¿Que pasó el… ? Tem como objetivo contar às crianças entre 5 e 10 anos os feitos de 20 de julho de 1810, a independência do país.
KC2_05
Para saber mais é só clicar: Colombia Nos Une.

Pois é… iniciativas bem interessantes!

Bom… por hoje ficamos por aqui.

Hasta luego! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s