Cali: Guillermina y Candelario

Hoje, iremos conhecer a primeira série animada produzida no Valle del Cauca, inspirada em personagens e cenários do Pacífico colombiano e protagonizada por um par de crianças afrodescendentes.

O mais legal é que essa série está sendo emitida na TV Brasil! 🙂

Vamos lá conhecer?

KC2_02
Guillermina y Candelario’, realizada pela produtora caleña Fosfenos Media, a cargo das irmãs Maritza e Marcela Rincón, especializada em audiência infantil, foi criada para cativar as crianças com divertidas histórias de dois irmãos que inquietos por conhecer o mundo que os rodeia, convertem cada dia em uma aventura.

São duas crianças que vivem com seu avô a beira do mar e todos os dias têm um desejo ou uma pergunta a ser explorado. Suas histórias além de ter um componente educativo, também tem uma boa dose de aventura e ação.

Os corpos destes pequenos de olhos vivaces e de pele escura foram traçados a partir de figuras geométricas, não tem muitas sombras e nem luzes para que as crianças os diferenciem e se sintam identificados com as caras circulares e os corpos em forma de triângulo.

Assim explica Ulises de Jesús Ramos, diretor de animação e quem revelou em uma matéria ao jornal El País, que os fundos estão inspirados em Pianguita, uma população do Pacífico, onde recolheu as cores que dão vida aos personagens e as paisagens: verde, vermelho, negro e azul escuro. Dos manguezais também surge o som da marimba, que Óscar Huerta combina com o violão acústico e as letras infantis para musicalizar a história.

Guillermina tem 6 anos e Candelario, 8. Ele é a típica criança do Pacífico que para tudo tem uma solução e se não tem, a inventa. Sempre diz a sua irmã o que deve fazer, mas quando chega a hora de atuar se torna um medroso que tem medo da própria sombra.

É Guillermina quem fala e pensa rápido e não tem medo de nada. E o avô Faustino é quem cada vez que chega da pescaria os escuta e os brinda com sua sabedoria, mas deixa que eles mesmos resolvam suas inquietudes.

O propósito deste projeto, segundo suas produtoras, é “Recriar o cenário da região Pacífico no universo dos desenhos animados, resgatar a figura do avô como fazedor e revelador do saber. É uma homenagem a sabedoria dos idosos, e busca levar ao universo infantil milhares de histórias nascidas desde nossa própria realidade, desde nossos próprios contextos, preocupações e anelos, dando ênfase em temas ambientais que explorem a riqueza de nossos recursos naturais desde o olhar infantil.”

Equipe: (1ª e 2ª temporada)
Diretor de produção: Mauricio García.
Roteiro: Andrea Serna e Gonzalo Vahos Perea.
Diretor de animação: Ulises Ramos.
Voz de Guillermina: Karen Przychodny.
Voz de Candelario: Kammilo Pedraza.
Voz do Avô e música: Óscar Huerta.
Assessor pedagógico: Luis Hernando Rincón.
Diretora de arte: Yuli Velasco.

Aqui no Brasil, a série animada teve sua estreia precedida de uma série de atividades em teatro, cinemas e colégios com crianças de escolas públicas nas cidades de Brasília DF, Salvador, São Paulo e São Luis do Maranhão.

Aqui, o público começou a ver a 3ª temporada de ‘Guilhermina e Candelário’ (com 20 capítulos de 12 minutos cada um) e não as duas primeiras porque os produtores fizeram consideráveis mudanças com a intenção de melhorar a qualidade do projeto.

Foi realizado um redesenho dos personagens em sua parte gráfica e integraram outros personagens, além de mudar as vozes dos personagens que passaram a ser interpretadas por crianças entre 6 e 9 anos.

Sobre o processo de dublagem para o português dos diálogos e canções dos capítulos, a diretora Marcela Rincón comentou em entrevista ao jornal El País sua felicidade ao ver o primeiro episódio e sua surpresa com o acerto na seleção das vozes e a grande semelhança com as originais.

E acrescentou: “Ao escutar o primeiro capítulo ficamos hipnotizadas, é uma maravilha da animação poder mudar o áudio e ver teus personagens terem a possibilidade de falar outro idioma. O desafio foi a música porque além da tradução, implicou realizar uma adaptação das letras para que se adequassem à melodia das canções.”

Pois é… legal ver uma série de desenho animado ser emitido em seu país e ter sido criado aqui em Cali!

Deixo com vocês um episódio dessa turma.

E se você quiser mais informações e se divertir com essa turminha é só clicar: Guillermina y Candelario.

Bom… por hoje ficamos por aqui. Até o nosso próximo post sobre Cali para crianças!

Hasta luego! 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Cali: Guillermina y Candelario

  1. Adorei!!! Me chamou a atenção que chegou no meu feed daqui do wp o título de Cali e o texto em Português. 🙂 Aí fui me encantando pelo desenhinho e a preocupação em refletir a cultura do pacífico. Aguardo pelos próximos posts! Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s