Cali: Museo La Tertulia

Hoje, vocês irão saber como foi a nossa visita ao Museo La Tertulia.

Iremos dar uma olhada nas exposições e descobrir quais são os serviços que o museu oferece à comunidade caleña.

Vamos lá conhecer?

O Museo La Tertulia está situado em frente ao rio Cali, no bairro San Antonio. O museu está dividido em três prédios com salas para exposições. O primeiro e maior é o da Salas de la Colección que expõe obras de artistas sul americanos e também artistas de outros continentes. A coleção é permanente e é apresentada em três andares. A Sala Alterna e a Sala Martiza Uribe de Urdinola são para exposições temporárias.
kco2_24
O museu também comporta uma Sala Subterrânea, uma Cinemateca, um Teatrino (teatro ao ar livre com capacidade para 1.200 pessoas) e um Taller Infantil (oficinas para crianças).

Vale a pena arranjar um tempo para visita-lo!

Na nossa visita tivemos o prazer de conferir a exposição de gravuras do pintor holandês Rembrandt van Rijn (Fantástico!!!!) em comemoração aos 60 anos do museu.
kco2_25
As obras estão sendo exibidas na Sala Martiza Uribe de Urdinola. Na entrada cada visitante recebeu uma lupa e em cada gravura da exposição observamos os traços expressivos e os recursos utilizados pelo artista. Realmente impressionante!

Entre as 69 gravuras em exibição no museu, conferimos além de imagens religiosas e retratos, outros campos que o artista explorou como cenas da vida cotidiana, personagens típicos e exercícios acadêmicos. O legal da exposição é que conseguimos entender como as imagens religiosas de Rembrandt exibem suas próprias obsessões e paixões, enquanto as obras de gênero nos permite ver suas estratégias de encenação e concepção dos personagens.
kco2_26
Rembrandt nos ajuda a compreender a forma como nos comunicamos hoje em dia, difundimos nossas ideias e percebemos a realidade que nos cerca. Ele transmite a angústia dos seres humanos enfrentando seus medos, a sociedade em que vive e as consequências de suas ações. Ele é capaz de transmitir a partir de execuções simples ou aparentemente simples das gravuras o conceito de liberdade individual do século XXI.

É admirável a unidade e a harmonia mostrada nesta coleção!
kco2_27
Depois fomos conferir na Sala Subterrânea uma Oficina onde estava sendo reproduzida a obra gráfica de Rembrandt. Na Sala Taller Rembrandt, la luz y la sombra encontramos ambientes que foram desenhados por três artistas convidados: Angélica Teuta, Carmem Gómez e César García (Coco). Eles partiram da obra gráfica de Rembrandt para criar, a partir da sensibilidade artística contemporânea, peças e ambientes interativos que permitem aos visitantes refletir sobre a busca humana pelo domínio da luz e da criação das imagens.
kco2_28
Infelizmente não estávamos inscritas na Oficina, mas nos deixaram entrar para dar uma olhada. 🙂

No primeiro andar do prédio da Sala de la Colección fomos conferir a exposição Colonia Infancia: el reino del arte para explorar los sentidos.

Com mais de 1,5 m de altura, tive que me agachar para poder entrar na exposição pensada não para adultos, mas para os mais pequenos. Uma exposição que busca oferecer as crianças da primeira infância a arte como ferramenta expressiva, prática e educativa através da ideia de uma casa e seus cômodos como um espaço para gerar conhecimento a partir do lúdico.

Pois é… engatinhei uns sete metros no túnel de madeira para encontrar a obra ‘Niño’ de Rufino Tamayo. Voltando um pouco o túnel há uma bifurcação através da qual chegamos a um novo espaço onde se encontra ‘Una casita del sol’ do artista Emilio Sánchez, obra a partir da qual se baseia toda a exposição.

Depois, visualizamos os diferentes cômodos da casa representados por outras sete obras que fazem parte da coleção do museu. ‘Teresa la mujer mesa’, escultura de Hernando Tejada, é a mesa da casa, enquanto que as sacolas de plástico em acrílico de ‘Bocagrande II’, obra de Alicia Barney e a montagem de objetos de vinil e madeira de ‘Cajas’, de Bernardo Salcedo, são alguns dos utensílios domésticos.

Continuando… nos deparamos com a escultura em metal de motores e tecido da série ‘Camas’, de Feliza Bursztyn, que alude ao lugar onde dormimos; ‘Pinturas de agua’, de Oscar Muñoz, faz referência ao chuveiro, enquanto que o quadro ‘El Rincón’, de Santiago Cárdenas, refere-se às diferentes maneiras de habitar o espaço doméstico. Finalmente, ‘La cuarta dimensión’, de Yukata Yocota, uma obra que nos convida para realmente entrar na obra de arte, pois está ao lado de um novo túnel em madeira que nos leva à segunda parte da exposição.
kco2_29
Enfim…. chegamos a ‘Mil formas de una pared’, uma casa que ainda não está terminada e cuja parede pode ser destruída e reconstruída com cada grupo ou visitante, como um tangram, que lhes permite construir não somente casa mas também cidades com parques.

Enquanto percorremos a exposição encontramos três jogos que foram criados por artistas caleños e que convidam as crianças a brincar. Um deles é do artista Ivonn Lloreda, um monte de lençóis guardados em uma gaveta tornam-se um convite para as crianças usarem a criatividade. Algumas usam para construir tendas, outras montam barracas, se vestem com os lençóis ou os usam como turbantes enormes.

Outra proposta é do artista Nicolás González, algumas figuras que se assemelham a pedras de rio fazem parte dos ingredientes para que as crianças deixem a imaginação voar. As ‘pedras’ são elaboradas em um material leve e que proporciona segurança e conforto para as crianças que podem escrever algo com elas e mostrar aos pais. Com as pedras os pequenos constroem fortalezas ou fogueiras.

Essa exposição rompe com o paradigma de museu. Nele você encontra crianças que riem, que brincam e que respeitam a arte. Realmente fantástico!

Encerramos a nossa visita ao Museo La Tertulia vendo sua Coleção Permanente. São três andares divididos em três temas: Um Museu com História, Arte em seu Lugar e Arte como Experiência. Foi bem interessante!
kco2_30
Ahhh… tem também exposição de um casal de brasileiros por aqui! É a exposição Noche es Día, dos artistas Katia Maciel e André Parente e que vai permanecer no Museo La Tertulia até o dia 3 de abril. Pena que já estava tarde e não conseguimos ver a exposição. 😦

Mas… deu tempo para ir a lojinha do museu e adquirir uma recordação. Na Tienda Museo você encontra postais das obras da coleção do Museu, da imagem da Instituição ou da cidade de Cali.

Bom… vou deixar com vocês um vídeo sobre alguns serviços que o museu oferece.

E se você quiser mais informações é só clicar: Museo La Tertulia.

Bom… por hoje ficamos por aqui. Até o nosso próximo post sobre Cali para crianças!

Hasta luego! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s