CineKaramelo indica: AninA

O nosso CineKaramelo do mês é um filme que tem como grande tema a escola tradicional e todos os seus defeitos. Nesse mês de volta às aulas é uma super dica! 🙂

O filme é uma coprodução entre Colômbia e Uruguai. Como dizem… é um filme ambientado no Uruguai mas com alma colombiana porque foi produzida por Antorcha Films, do colombiano Jhonny Hendrix.

A indicação do mês de fevereiro é…

ANINA (AninA – 2013)
CK_14
Esse filme é baseado no livro Anina Yatay Salas de 2003 do escritor e ilustrador uruguaio Sergio López Suárez (1945). O livro foi ilustrado por Alfredo Soderguit quem ficou encantado pela história enquanto realizava as ilustrações e que, instintivamente, pensou em leva-la a telona.

“AninA” é o longa-metragem animado do diretor e ilustrador Alfredo Soderguit (ele realmente a levou para a telona!). Em parceria com o colombiano Jhonny Hendrix Hinestroza realizou um longo trabalho criativo e de produção que durou aproximadamente oito anos e concretizou a que seria sua obra-prima e a primeira animação do Uruguai.

A animação foi bem cuidada e é bem colorida ao estilo dos livros que Soderguit trabalhou em toda a sua carreira. Durante o transcorrer do longa parece que estamos folheando um conto ilustrado em movimento. O diretor investiu muito tempo com sua equipe para conseguir este efeito, e é notável o amor e o compromisso que imprimiu a cada fotograma. Toda a parte técnica do filme se destaca: a fotografia e a música tem uma combinação perfeita!

A cultura, a vida e a rotina uruguaia são representadas no filme. Os bairros e os bilhetes de ônibus são próprios de Montevideo. A vida de bairro com seu armazém e suas vizinhas, a família atenta aos filhos, as tortas fritas e as milanesas retratam a cultura deste país.

O longa de animação foi premiado como Melhor Filme de 2013 no Festival de Cartagena, Seleção do Público do Festival de Buenos Aires em 2013 e Melhor Longa Infantil do Anima Mundi 2013. Vasto currículo para um filme que já faz parte da primeira linha da era de ouro da animação latino-americana. 🙂

Cartaz:
CK_15
Sinopse:

Anina Yatay Salas é uma menina de dez anos. Seu nome, nome do meio e sobrenome são palíndromos. Ou seja, cada um deles, de trás para frente, dá no mesmo. De acordo com o termo que ela repete durante o filme, é uma menina-capicúa (cap i cua, catalão para cabeça e cauda, e sinônimo de número palíndromo), isso lhe causa algumas crises existenciais e uma onda de bullying na escola.

O bullying que ela sofre é o mesmo que ela pratica sobre uma outra garota, chamada Yisel, a quem chama de “elefanta”. Depois de uma briga de chutes e pontapés entre as duas na hora do recreio, ambas recebem um castigo que está dentro de um envelope negro fechado e que não pode ser aberto até que voltem a se reunir com a diretora uma semana depois.

Ela também não pode mencionar a ninguém a existência do envelope. Seus amigos de classe a pressiona para descobrir de que se trata o castigo e imaginam para ela torturas corporais terríveis.

A própria Anina em seu afã de conhecer o castigo contido no misterioso envelope negro se meterá em um emaranhado de problemas. Para Anina, conhecer o conteúdo do envelope se converte, sem que ela saiba, em uma forma de entender o mundo e seu lugar nele.

O filme tem duração de 80 minutos.

Trailer:

A história é muito simples. É o típico conto com moral tradicional mas onde o diretor se vale de diversos recursos para oferecer uma experiência reconfortante, mágica e inesquecível. Sem esquecer a mensagem, já que está dotada de diversas cenas que levam a reflexão, mapeando situações cotidianas tanto familiares como sociais. Entre esses momentos destaca uma sequência estruturada com elementos que dão esse toque mágico a uma trama que aborda um tema tão realista como atual. Uma pena que a distribuição de “AninA” seja limitada.

Super recomendamos para crianças de todas as idades! É um trabalho artístico excelente!

Ahhhh… e mais um livro para colocar na nossa lista! Esse mês traremos novidades e um desafio bem legal para vocês!

Por hoje ficamos por aqui. Até o nosso próximo CineKaramelo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s