BIBLIOBURRO: O incrível trabalho de um professor colombiano

Luis Humberto Soriano Bohórquez é licenciado em literatura. Em 1997 teve uma ideia que para muitos foi maravilhosa, mas para outros constituiu uma verdadeira loucura: por sua própria conta decidiu carregar no lombo de dois burros 70 livros de matemática, literatura, geografia e história.

Seu objetivo? Levar os livros a diferentes crianças sem recursos que vivem em povoados afastados do seu município. 🙂

Hoje, eu lhes convido a conhecer a história da Biblioburro e a do seu singular e nobre protagonista.

kc2_32
A Região Caribe na Colômbia é um baú de mundos fantásticos. Neste belo lugar se adentra o cálido Mar do Caribe e existe uma ampla diversidade e riqueza cultural patrimonial, assim como também há abundantes paisagens naturais. A tudo isto se soma, uma forte tradição oral do homem caribenho moldada nos gêneros musicais autóctones como o ‘vallenato’ e ‘lacumbia’.

O caribenho tem uma atitude criativa e positiva frente a uma realidade muitas vezes adversa. Este é o caso do professor Luis Soriano. Casado com Diana Arias e pai de 3 jovens (Susana, Juan Pablo e Carlos David), este homem é professor da Escola Rural Mixta de la Gloria. Nasceu em Nueva Granada mas passou sua infância no distrito de La Gloria.

Quando era pequeno, seus pais decidiram emigrar a melhores terras fugindo da violência partidária dos anos 50 e que afetou principalmente a zona rural do país. Hoje em dia, este homem recorre as estradas e os povoados caribenhos compartilhando as leituras e os ensinamentos que os livros deixam e que são carregados pela burra Alfa e pelo burro Beto (AlfaBeto).
kc2_33
A Biblioburro é o nome original que ele mesmo inventou. É basicamente uma biblioteca ambulante. Durante mais de dez anos o professor Soriano e seus burros realizam este trabalho sem descanso e muitas vezes de maneira silenciosa.

Desde que ele era muito pequeno, sempre buscou escapar das carências alimentares da casa de sua avó materna. Essa busca permanente para desconectar-se da sua realidade o levou a encontrar uma biblioteca chamada “Centro de Capacitación Comunal”.

Neste lugar descobriu “um mundo maravilhoso de livros e de imagens” ainda sem saber ler. Sua persistência o permitiu entrar à biblioteca depois de muitos intentos falidos, já que várias vezes foi impedido por não ter um par de sapatos, roupa adequada e limpa.
kc2_34
Além de ter a Biblioburro itinerante, o professor Soriano construiu uma biblioteca local onde crianças e adultos dos diferentes povoados podem consultar e ler pela tarde. É o único espaço de encontro com o conhecimento e onde as pessoas podem chegar e ter acesso a informação. Além disso, constitui a única instituição educativa de La Gloria, distrito que pertence ao município de Nueva Granada, que está situado a 290 km de Santa Marta, capital do Estado de Magdalena.

O incrível é que 27,4% da população com 5 anos de idade e 32,4% com 15 anos de Nueva Granada não sabem ler e escrever. Entretanto, onde existe a maior concentração de analfabetismo é nas zonas rurais. Os problemas mais urgentes são a falta de escolas, analfabetismo e mortalidade infantil. O professor Soriano atende 300 crianças por mês com seu projeto Biblioburro e também iniciou um programa chamado “Biblioburro Very Nice” para aprender a falar inglês.
kc2_35
A história de Soriano e seu Biblioburro tem sido difundida em diferentes meios de comunicação internacional como o The New York Times, que em outubro de 2008 publicou o artigo “Acclaimed Colombian Institution has 4.800 books and 10 legs”. Em 2010, a rede CNN reconheceu o professor como “Héroe de Latinoamérica”. E em 2011, com o documentário “Biblioburro: The Donkey Library” realizado por Carlos Rendón Zipagauta com duração de 60 minutos.

Em 2010, a escritora Jeanette Winter transformou essa história real num lindo livrinho, “Biblioburro: a true story from Colombia”, que narra de forma poética e simples a ideia do professor – ela conta também alguns perigos pelos quais ele passou (foi rendido por bandidos!) e mostra, no final, que a luz do lampião de cada criança que lê ilumina a noite escura da Colômbia. Fantástico!
kc2_36
Em junho de 2012, o professor Soriano teve sua perna esquerda amputada devido a um acidente que teve com um dos seus burros; isto ocasionou uma forte infecção e a única saída foi a amputação para evitar problemas muito piores. Apesar disso, seu trabalho continua e, com a ajuda de uma prótese prossegue tendo mais amor do que nunca, permitindo assim, que sua comunidade tenha acesso a uma melhor qualidade de vida.

Atualmente, o projeto Biblioburro foi institucionalizado e, além do professor Soriano, conta com um grupo interdisciplinar de jovens que estão trabalhando em vários projetos como o “Biblioburro Digital” que tem o objetivo de melhorar o aprendizado de crianças e pais tendo acesso a tecnologia com computador, Internet, programas e softwares educativos, E-books e muito mais. Os burros continuarão levando livros, mas agora o ingrediente extra é a parte digital.
kc2_37
Outra iniciativa é o “Cine al Campo”, um programa que faz parte do projeto Biblioburro Digital. O objetivo é que a comunidade possa assistir, por meio de um telão, filmes, documentários, curta metragens e vídeos que enriqueçam seus conhecimentos e possam desfrutar de um tempo e um espaço de cultura e entretenimento. Muito legal! 🙂

Realmente… é pura inspiração!

Deixo com vocês um vídeo sobre o Biblioburro da Comunidad Andina:

Bom… por hoje ficamos por aqui. Até o nosso próximo post sobre a Colômbia!

Hasta luego! 😉


#Fica@Dica!

kc2_38
Biblioburro: uma história real
Autora: Jeanette Winter
Editora: Martins Fontes

Esta é a história de Luis e seus burros fiéis, que levam livros até povoados distantes, onde as crianças os esperam ansiosas. A vida emocionante de um homem e seus dois burros, dedicados companheiros de trabalho, nos faz lembrar o imenso poder que as histórias têm de unir todos nós.

Se eu fosse você… não perderia tempo e ia correndo à livraria comprar o seu!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s