8 livros de autores colombianos para ler com as crianças

A dona KaraMelada está na Colômbia e também na expectativa em conseguir levar ao Brasil alguns livros de literatura infanto-juvenil colombiana.

Por isso… fiz minha relação de 8 livros de autores colombianos consagrados na literatura infantil e irei dividir com vocês nesse post.

Então… vamos lá conferir os títulos!

EL LIBRO MÁGICO DE POMBO
kco2_40
Impossível não colocar a Rafael Pombo e seu fantástico legado literário que influenciou (e ainda influencia) milhares de meninos e meninas colombianos como o primeiro da minha lista!

El libro mágico de Pombo vem com lindas ilustrações de Leo Espinosa e que, além de contar algumas das mais memoráveis fábulas do chamado ‘Poeta de los niños’, inclui deliciosas receitas apresentadas em versos no mesmo estilo que o autor apresenta suas fábulas.

‘El Renacuajo Paseador’, ‘Modelo Alfabético’, ‘Simón el Bobito’, ‘Mirringa Mirronga’, ‘Pastorcita’, ‘La Pobre Viejecita’ e ‘Juan Matachín’ fazem parte deste livro, além de 14 receitas saudáveis para toda a família como ‘Los Pancakes de Papá Pombo’, ‘Heladitos de Simoncito’, ‘Torticas de Zanahoria de Mamá Ranita’ e ‘Galletas para Leer Modelo Alfabético’.

Ahhhh…. também está incluso o CD Pombo Musical, um projeto de Carlos Vives que ganhou o Prêmio Grammy Latino, onde se canta as mesmas fábulas interpretadas por grandes intérpretes colombianos.

Eu querooooo!!!!!

CHIGÜIRO VIAJA EN CHIVA
kco2_41
Livro de imagens do personagem mais famoso da obra do escritor e ilustrador Ivar Da Coll (filho de pai italiano e mãe sueca que nasceu em Bogotá), Chigüiro.
Nesse livro, Chigüiro evoca a cultura colombiana em viajar de chiva, um ônibus público sem portas que tradicionalmente percorre as zonas rurais levando agricultores, como também animais e alimentos para serem vendidos no mercado. Com humor e ternura, o livro conta a aventura de Chigüiro, de um macaco motorista e de uma galinha caipira que no meio do caminho precisam encontrar uma solução para continuar a viagem.

Que fofo!

ASI VIVO YO – COLOMBIA CONTADA POR LOS NIÑOS
kco2_42
É um livro de Pilar Lozano com ilustrações de María Fernanda Mantilla, onde se aprende que Colômbia é um país diverso e que ao redor de cada pessoa existem muitas diferenças, mas também há coisas em comum que as unem e as identificam.

A autora consegue explicar a diversidade colombiana através de onze relatos que explicam como vivem as crianças na Colômbia. São crianças que vivem em diferentes regiões do território nacional e que criam e recriam uma completa e profunda visão não somente do país físico, como também das características e da riqueza cultural de sua gente.

Nada é mais interessante do que conhecer um país através de uma criança!

UN DIA DE LLUVIA
kco2_43
Ana se aborrece em casa durante um dia de chuva em que não pode sair para brincar, e para piorar seus pais e irmãs foram a uma festa deixando ela sozinha, já que não tem idade para dançar. De repente seu gato Emilio parte como um raio atrás de um roedor descobrindo no sótão pilhas e pilhas de livros que nunca ninguém havia mostrado a ela. Sua descoberta converterá à tarde solitária de Ana em um desfile de personagens fantásticos e sua própria vida em um conto maravilhoso.

Fiquei super curiosa em ler esse livro.

CON… ¡CIERTO ANIMAL!
kco2_44
É um livro de María del Sol Peralta onde a protagonista da história, María Pimientas, vive obcecada com a ordem e a limpeza, mas divide seu lar com vários animais de estimação: uma vaca, uma macaca, um cavalo, uma tartaruga e um piolho que não costumam guardar suas coisas. Um dia como outro qualquer, começa a acontecer coisas muito estranhas em casa. Os animais descobrem que há um invasor espionando no jardim e que ele está roubando seus objetos mais queridos! O que fazer? De quem se trata? Como agarrar esse ladrão malandro?

Aqui você vai encontrar personagens grandes, minúsculos, bravos, vaidoso, artistas, cozinheiros, cada um com uma história para contar e uma canção para cantar. É um livro para ser cantado e lido em voz alta!

Amei! E dá a impressão de ser muito divertido.

LETRAS ROBADAS
kco2_45
Clara é uma menina com muita imaginação e à medida que ela vai passando pelas bancas do mercado, onde acompanha sua mãe todos os sábados, vai criando múltiplas e variadas histórias sobre aqueles que cruzam seu caminho e vai contando ao leitor sobre o seu amor por morcegos, sua coleção de dentes e outras peculiaridades que a tornam diferente do que se espera de uma menina da sua idade. Ela também ama aprender a ler e menciona algo espantoso à medida que lê: ela come letras e palavras inteiras!

A ilustração feita com lápis de cor está cheia de detalhes que convidam o leitor a deter-se em cada imagem e, ao mesmo tempo, contar uma história paralela. Os fios narrativos do texto e a ilustração dialogam entre si e geram uma terceira história que expande o horizonte narrativo da obra; quem sabe os ratinhos não somente colecionam dentes, mas também as letras que Clara come ao ler…

Esse livro-álbum do autor Triunfo Arciniegas e da ilustradora Claudia Rueda é uma lição de leitura!

UN MUNDO DEL TAMAÑO DE FERNANDO BOTERO
kco2_46
O texto faz um passeio pela vida e obra de Fernando Botero, pintor e escultor colombiano que marcou a história da arte do século XX. Através das imagens se propõe sensibilizar as crianças para que se acerquem e se familiarizem com a obra plástica do artista.

Esse livro de Irene Vasco faz parte da coleção Los Creadores. Uma produção conjunta da editora El Navegante e do Banco de la República, da coleção doada por Botero a Instituição.

LOS AGUJEROS NEGROS
kco2_47
Esta é a história de um menino que deseja recordar. Entre todas as imagens que lhe vem à memória dos anos que já se passaram e que Juan sempre prefere lembrar é do adorado bosque que seu pai o levava para brincar de esconde-esconde. Ele amava esse jogo e gostava muito mais ainda é de saber que, cedo ou tarde, papai iria encontrá-lo.

Um dia, Juan se escondeu no armário de sua casa a pedido de sua mãe. Cansado de esperar, ao sair de dentro do armário não encontrou seu pai e muito menos sua mãe. Desde então Juan vive com sua avó, e ambos têm medo dos buracos negros que há na casa a qual se mudaram, em Bogotá, porque sabem que os lobos saem por esses buracos. Inclusive a avó sabe, mesmo que finja não crer nesses contos.

Juan e a avó não falam daquele dia. A avó porque não quer recordar e faz uma cara de mistério que o menino conhece bem. E ele, porque lhe faltam peças para armar o quebra-cabeça de sua memória. Por isso, um dia decide pedir à avó que o leve ao único lugar onde encontrará as peças que faltam: o Bosque de Niebla e a casa no campo em que vivia com seus pais. Juan se dará conta que está a ponto de viver a maior aventura de sua vida?

O livro Los Agujeros Negros não foi escrito aleatoriamente. Sua autora, Yolanda Reyes, tinha uma missão: narrar de alguma maneira o direito que as crianças têm a proteção. Portanto, esta é a história de muitas façanhas daqueles que quiseram salvar uma vida e, de como essa vida está disposta a honrar os feitos daqueles que a protegeram. Uma leitura recomendada para mães, pais, avôs, avós, meninos e meninas que querem aprender a abraçar e a sarar seus próprios buracos negros.

Pois é… esses são os livros de autores colombianos que eu super indico para lerem com as crianças. É claro que há outros autores muito bons, mas essa seria a nossa primeira lista, ok?

Na expectativa de comprar todos esses livros por aqui! 🙂

Bom… espero que tenham gostado das indicações.

No próximo post irei contar da minha visita às livrarias em Cali. Será que irei conseguir encontrar os livros da minha lista?

Hasta luego! 😉

Anúncios

Um comentário sobre “8 livros de autores colombianos para ler com as crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s