Tempo Junto com Carmela Caramelo

Mais uma nova seção inspirada no nosso DESAFIO de Aniversário de 1 ano do blog!

Dessa vez é a criatividade dos pais, avós, tios, professores, enfim… que iremos mostrar a cada mês. Eles irão nos contar qual atividade inventaram para fazer com as crianças baseada em um livro.

O participante escolhido do nosso DESAFIO irá compartilhar seu Tempo Junto com as crianças e como foi o processo de criação e realização da atividade.

A escolhida do nosso primeiro Tempo Junto, que inventou atividades bem legais com o livro Carmela Caramelo, foi a mamãe Marcela Rios!

Vamos lá conferir o que ela aprontou com as crianças!

E que da vida devemos olhar a beleza dos detalhes e enxergar a simplicidade que nos traz felicidade. E que são as gargalhadas que nos esperam no final, que nos fazem manter o equilíbrio nos tropeços da vida. Que não existe mal humor quando as espetadas chegam até nós, pois com ela aprendemos a aflorar toda nossa criatividade para fazer novos arranjos e com novas cores.

Assim que a mamãe Marcela interpretou a história do livro Carmela Caramelo (tinha que ser a escolhida não é mesmo?!).

Ela elaborou 5 atividades para transmitir toda a delicadeza e doçura da personagem de forma simples e clara para que as crianças amem Carmela e sua leveza. As atividades podem ser realizadas para crianças a partir de 8 anos de idade.

Então… vamos para as atividades!

1º momento: APRESENTANDO CARMELA
Antes de iniciar a leitura, foram feitas algumas perguntas às crianças exibindo a capa e as ilustrações do livro. As perguntas foram:

*Como vocês acham que é Carmela Caramelo?
* Por que será que o nome dela é Carmelo Caramelo?
*Pelas ilustrações, o que acham que a história de Carmela fala?

Iniciou a leitura do livro. Ao término da leitura, ouviu a opinião das crianças sobre o que acharam, o que entenderam e o que aprenderam com Carmela e sua história.

Foi feito um momento de conversa para que fosse trabalhado e explicado cada situação de Carmela e o que ela quer nos ensinar.

Para a mamãe Marcela, que também é pedagoga, os momentos de conversa possibilitam o trabalho com a oralidade, com a exposição das opiniões, e a respeitar os momentos de fala e de escuta.

2º momento: DESCOBRINDO CARMELA
Em uma caixinha intitulada “Descobrindo Carmela”, cada criança tirou um papel que continha escrito situações do dia a dia e cada uma teve que dizer como Carmela reagiria a cada situação.

Foi feito uma roda de conversa sobre as atitudes do dia a dia, sobre como levar os pequenos imprevistos com bom humor, sem deixá-los que atrapalhem a rotina.
TJ_02
3º momento: EU CARAMELO
Neste momento foi proposto às crianças que fizessem um desenho seu colocando o nome com o sobrenome Caramelo e escrevesse a resposta para a pergunta: O que você mais acha doce na vida?

Os desenhos foram expostos, e, no final formou um livro.
TJ_03

TJ_04
4º momento: DINÂMICA DO ABRAÇO
Após conversarem sobre “os dias sim e os dias não”, fizeram a dinâmica do abraço. A mamãe Marcela escreveu em pedacinhos de papel a palavra ABRAÇO.

Ao lerem o trecho do livro Carmela Caramelo, quando dito a palavra ABRAÇO quem a tirou procurou alguém que está perto e alguém que está mais distante para dar um abraço.

Detalhe, todos os papéis tinha escrito o nome ABRAÇO o que gerou um movimento nas crianças e todas se abraçaram!

O trecho do livro para a dinâmica foi:
“NEM SEMPRE O QUE ACONTECE É DO JEITO QUE A GENTE GOSTA. TEM DIAS QUE SIM, MAS TEM DIAS QUE NÃO. BOM MESMO É QUE A GENTE SEMPRE PODE DAR UMA ABRAÇO (momento em que acontecerá os abraços) A CADA SIM. E A CADA NÃO”.

5º momento: OFICINA FLORES DE PAPEL
Para concluir a atividade com o livro Carmela Caramelo foi realizado uma oficina de flores de papel. As crianças confeccionaram suas próprias flores para a montagem de um vasinho. 🙂

O material utilizado foi: PAPEL COLORIDO, COLA, TESOURA, PALITO DE CHURRASCO, ARGILA E UM VASINHO.

Legal! Na nossa festa da Carmelo Caramelo também teve oficina de flor de papel! 🙂

Ahhh… e sabe como a Marcela concluiu seu Tempo Junto com as crianças??? Distribuindo caramelos entre elas!!! Delícia!!!

Realmente foi um Tempo Junto com a Carmela Caramelo que as crianças não esquecerão! E o legal é que são ideias que perfeitamente podem ser realizadas em sala de aula! Fica a dica!

Parabéns a mamãe Marcela e, também, a todos os nossos seguidores que estão participando! Olha que não foi fácil escolher!

Bom… se VOCÊ quiser conferir o que a dona KaraMelada aprontou? Teve indicação de filme baseado no livro no nosso CineKaramelo; a nossa atividade acabou em um Livro Animado; teve receitinha deliciosa no nosso Delícias KaraMelada e inauguramos uma nova seção, o Arteirices KaraMelada, com um passo a passo fácil de fazer com as crianças. Corre lá conferir!

Ahhh… e VOCÊ pode ser o escolhido do nosso próximo Tempo Junto com o livro Os músicos de Bremen. É só se cadastrar e participar clicando aqui!

Por hoje ficamos por aqui. Até mais!

Anúncios

3 comentários sobre “Tempo Junto com Carmela Caramelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s