Desafio KaraMelada: 12 livros em 1 ano! – MAIO

O terceiro livro do nosso DESAFIO KaraMelada!

Estamos na correria por aqui para postar nossa atividade do segundo livro: Os músicos de Bremen e… na expectativa em descobrir como os participantes do DESAFIO se saíram nessa 2ª etapa!

Para o mês de maio, o livro selecionado foi…

Caçadas de Pedrinho. Monteiro Lobato. Paulo Borges il. Globo. 2008
MK_16
Tudo começa no Capoeirão dos Taquaraçus, quando o Marquês de Rabicó escuta um miado que parece rugido. Aquilo só podia ser, Onça Pintada, e das grandes. Apesar do medo, a turma do sítio cria coragem para enfrentar a fera. Comandada por Pedrinho, a tropa que ainda conta com Emília, Narizinho, Rabicó e Visconde partem para enfrentar e matar aquela onça.

As notícias da caçada se espalham pela bicharada toda. A confusão está armada. Porque depois do acontecido, os animais acreditam que o mesmo possa acontecer a eles. Forma-se uma assembleia para discutir o caso e fica decidido, o Sítio terá que ser atacado!

No meio da confusão surge na floresta outro animal selvagem que escapou do Circo no Rio de Janeiro, e como tudo pode acontecer, sua fuga causa um reboliço e a criatura vai parar justamente no Sítio de Dona Benta.

Já deu pra perceber que esse livro é repleto de aventura!

Caçadas de Pedrinho é uma ampliação de uma história. Em 1924, Lobato lançou ‘A caçada a onça’, mas em 1933 ele decidiu ampliar a história com o novo nome. Logo, temos a caçada à onça e também temos uma nova, que é a caçada ao rinoceronte. O que tornou a obra mais completa e divertida!

Mesmo sendo Pedrinho o grande protagonista da história, que mostra toda sua habilidade, toda sua coragem e destreza, quem rouba muitas vezes este posto é a Emília. Ela cria cada coisa, negocia rinoceronte, tem solução para tudo, é destemida (afinal, feito de pano, quem se arriscaria a ter medo?).

Eu não me canso de ler este livro! Mesmo que acha uma certa polêmica pelo fato da caça à animais silvestres, o que é proibido hoje no Brasil pelo IBAMA, e dizerem que há preconceito em relação a Tia Anastácia, as crianças não devem deixar de ler! Há um artigo muito interessante intitulado Preconceito e intolerância em Caçadas de Pedrinho, vale a pena dar uma lida para refletir sobre o tema.

Bom… a história é muito gostosa de ler e dá ideias de brincadeiras super divertidas. Realmente… um Livro para Brincar espetacular!

Ops… já deixei escapar o que irei aprontar com Caçadas de Pedrinho. Estou na expectativa em descobrir a sua criatividade e a atividade que VOCÊ fará com as crianças utilizando esse livro!

Não se esqueça que VOCÊ precisa se cadastrar para participar do DESAFIO. Mais informações acesse KaraMelada: 1º Aniversário!!! E fique de olho no seu e-mail! VOCÊ poderá receber uma mensagem nossa pelo mundokaramelada@gmail.com.

Ler Caçadas de Pedrinho é fazer uma viagem cheia de aventura e terminar por querer voltar sempre.

Prepare-se para lê-lo muuuuitas vezes!


INDICAÇÃO: a partir de 6 anos

O AUTOR:

Monteiro Lobato – Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel (Contos da Carochinha) da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.

O ILUSTRADOR:

Paulo Borges – É ilustrador profissional desde 1997. Trabalhou como desenhista de Histórias em Quadrinhos por 9 anos para a Editora Abril S.A. onde participou de vários títulos das Revistas Disney no Brasil, E.U.A. e Europa, e outros títulos e produtos da Editora. Entre trabalhos de maior relevância, foi convidado pela Editora Globo para ilustrar os 10 mais importantes livros infantis da Obra de Monteiro Lobato, que passaram por uma completa reformulação visual recentemente. Atualmente atende as principais Editoras do mercado e algumas Agências de Publicidade. Possui seu site (pauloborges.com).

Anúncios

4 comentários sobre “Desafio KaraMelada: 12 livros em 1 ano! – MAIO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s