Brigadeiro

Nossa Delícias KaraMelada do mês está imperdível!

Pois é… baseado no segundo livro do nosso DESAFIO: Os músicos de Bremen, preparamos uma receita de um doce típico brasileiro para esse Livro Musical que fez um sucesso aqui na Colômbia!

Como no livro os animais “fizeram uma grande festa porque na casa havia de tudo! Desde tortas, balas, doces, até um peru graúdo!” Então… resolvemos mostrar para as crianças colombianas o doce símbolo da culinária brasileira!

Vamos lá anotar a receita!

VOCÊ VAI PRECISAR DE
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 1 lata de leite condensado
• 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 1 xícara (chá) de chocolate granulado
• Manteiga para untar

COMO FAZER
Em uma panela, coloque a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pó. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até tudo se desprender do fundo da panela (o tempo corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.
DK_37
Não podíamos deixar de contar para as crianças caleñas a história do Brigadeiro, não é mesmo?

Para quem não sabe… o Brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso.

Ainda faltava dar um nome para o novo doce. Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato.

As mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do “santinho” tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos. Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor.

Para enfeitá-lo e deixa-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. Depois, outras receitas foram criadas a partir da original.

Em outros países nosso brigadeiro é conhecido como “trufa brasileira”.

Ui! É uma delícia! 🙂

Gostaram? Então fique de olho no próximo livro do nosso DESAFIO que irá virar uma Delícia KaraMelada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s