Desafio KaraMelada: 12 livros em 1 ano! – JULHO

O quinto livro do nosso DESAFIO KaraMelada!

Pois é… tem SURPRESA para os participantes do nosso DESAFIO com o quarto livro O Cachorrinho Samba e… também estamos na expectativa em descobrir como os participantes se saíram nessa 4ª etapa!

Para o mês de julho, o livro selecionado foi…

O Caso do Bolinho. Tatiana Belinky. Avelino Guedes il. Moderna. 2004
mk_20

Um dia, uma vovó preparou um delicioso bolinho para o vovô comer. Quando ficou pronto, a vovó o colocou na janela para esfriar. O bolinho ficou um tempo ali parado, mas logo se cansou e resolveu sair rolando e rolando… Mal sabia o que o esperava pelo caminho…

Esse livro é daqueles que você lê num piscar de olhos! Um conto tradicional reescrito por quem entende de criança, Tatiana Belinky, uma autora a qual admiro muito. Ela sabe reescrever contos tradicionais com muita graça e delicadeza, e este é um deles, que utilizando a repetição de ações, envolve crianças e adultos de todas as idades.

Pois é… o enredo tem um humor natural e uma canção que fica na nossa mente e que dá vontade de sair cantando pra todo mundo!

Sem contar que o nosso livro escolhido é uma delícia de ler e dá vontade até de comê-lo. Realmente… um Livro para Lanchar sensacional!!!

Ops… já deixei escapar o que irei aprontar com O Caso do Bolinho. Estou na expectativa em descobrir a sua criatividade e a atividade que VOCÊ fará com as crianças utilizando esse livro!

Não se esqueça que VOCÊ precisa se cadastrar para participar do DESAFIO. Mais informações acesse KaraMelada: 1º Aniversário!!! E fique de olho no seu e-mail! VOCÊ poderá receber uma mensagem nossa pelo mundokaramelada@gmail.com.

Ler O Caso do Bolinho é se divertir e matar a fome.

Prepare-se para devorá-lo!


INDICAÇÃO: a partir de 4 anos

A AUTORA:

Tatiana Belinky – Nascida em São Petersburgo, antiga União Soviética, veio com a família para o Brasil com dez anos de idade. Iniciou sua vida literária em 1948, com o apoio de seu marido Júlio Gouveia, com quem se casara em 1940 e com quem teve dois filhos, cinco netos e três bisnetos. Seus primeiros projetos literários eram pequenas peças de teatro e textos traduzidos para crianças, realizados em conjunto com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Entre 1951 e 1964, o grupo de teatro coordenado pela escritora e seu marido começou a realizar espetáculos de teleteatro ao vivo pela TV Tupi. Os roteiros, adaptados da literatura nacional e internacional, eram escritos pela autora. Assim, surgiria também a adaptação do Sítio do Picapau Amarelo, obra de Monteiro Lobato, com cerca de 350 capítulos. Também escreveu críticas literárias para diversos jornais durante a vida, como “O Estado de São Paulo”, “Folha de São Paulo” e “Jornal da Tarde”, e trabalhou em diversos programas da “TV Cultura”. Escreveu mais de 250 obras de literatura infanto-juvenil durante toda a sua carreira, tendo recebido importantes prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Jabuti (1989). Em 2009, foi eleita para uma das cadeiras da Academia Paulista de Letras.

O ILUSTRADOR:

Avelino Guedes – Nasceu em 1948, na cidade de São Paulo. Começou a pintar e a desenhar aos cinco anos e nunca mais parou. Sua atividade principal sempre foi a ilustração. Como ilustrador, já fez livros infantis para a maioria das editoras de São Paulo. A partir dessa experiência com ilustração derivou a experiência como autor. Seus livros são essencialmente visuais: a proposta, a história, basicamente, estão contidas mais nas ilustrações do que no texto — quando tem texto. O autor-ilustrador tem esse diferencial de maior intimidade com imagens — pode partir delas com mais facilidade para o texto. Seu histórico remete a alguns anos como publicitário e outros tantos na Editora Abril fazendo livros e revistas. Morou durante um ano em Nova Iorque onde trabalhou em alguns estúdios e fez cursos de desenho, desenho animado, fotografia e ilustração publicitária.

Anúncios

2 comentários sobre “Desafio KaraMelada: 12 livros em 1 ano! – JULHO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s