Meu Mundo é… Amigurumi!

Hoje, iremos falar de uma das paixões da dona KaraMelada… o AMIGURUMI!

Ami-o-quê???

Calma! Já vamos explicar…

Amigurumi é uma técnica japonesa para criar bonecos feitos de crochê. A origem do termo vem da contração de duas palavras: amimono, que quer dizer crochê ou tricô, e nuigurumi, que significa brinquedo de pelúcia.

Originalmente, os amigurumis eram bonecos feitos de crochê com no máximo 15 cm, eles não tinham feição ou tinham apenas olhos, eram um tipo de brinquedo antropomórfico (pedagogia Waldorf), onde as crianças devem criar identificação e imaginar rostinhos felizes, tristes, etc. sem serem induzidas pelos rostos já pintados (e sempre sorridentes) das bonecas tradicionais.

Na década de 80, lá no Japão, um amigurumi da paixão nacional, a Hello Kitty, fez com que a técnica voltasse a ser lembrada, conquistou o mundo e, hoje em dia, o céu é o limite para o que se pode criar a partir desta técnica incrível!
mm_47
Eles podem ser miniaturas colecionáveis, objetos de decoração e até lembrancinhas para nascimento, chá de bebê ou aniversário. Lá no Japão, além de bichinhos e bonecas lindas, a técnica de amigurumi também é usada para criar pratos de comidas, doces, frutas, legumes enfim… que servem para as crianças brincarem de casinha.
mm_48
Não tem como não se apaixonar!!!

Para você, que como eu, ama fazer crochê ou quer se aventurar nesta arte, aqui está uma lista básica:

Agulhas: As agulhas que mais utilizo são as de crochê de tamanho 2,0, 2,5 e 3,0. Faça alguns testes e veja com qual delas você se adapta melhor. A tendência no amigurumi é fazer pontos mais “apertados”, o que contraria um pouco quem está acostumado a fazer crochê. O objetivo é que os bichinhos não fiquem com “buracos” porque não ficaria bonito e porque o recheio pode acabar saindo da peça. Isso significa que uma pessoa que esteja acostumada a fazer pontos mais abertos talvez tenha de usar uma agulha menor, até ir se acostumando a “apertar” mais os pontos. Vale salientar que alterando o tamanho da agulha e a espessura da linha irá alterar o tamanho de seu trabalho.

Lãs/Linhas: Os amigurumis podem ser feitos com lã ou linha de crochê, eu prefiro lã. Na verdade tudo vai depender das cores que você vai querer utilizar, o tamanho final e o acabamento do amigurumi. Infelizmente aqui no Brasil ainda não temos linhas especiais para Amigurumi como na Europa e nos Estados Unidos, mas acredito que à medida que eles se popularizarem essa será uma tendência do mercado brasileiro.

Marcadores: O método mais comum é tecer os amigurumis em uma espiral contínua e com isso é preciso usar um marcador para saber onde começa e termina as voltas. Pode ser um clip comum desses de escritório, mas eu uso o que chama “Clipes Marcador de Pontos de Tricô”. Vem um monte na embalagem e como você acaba perdendo alguns com o tempo, compensa o investimento.

Olhinhos e outros acessórios: Para os olhinhos eu uso muito pérolas pretas. Há também os olhos de segurança, que são os melhores, mas ainda não encontrei por aqui opções de modelos. Há vários sites estrangeiros que entregam aqui e não fica caro se você comprar uma quantidade maior para aproveitar o frete. Você também poderá usar botões, feltro, fitas ou até mesmo bordar os olhinhos na própria figura.

Outros materiais: Fibra siliconada (para fazer o enchimento dessas peças), tesoura, agulha de tapeçaria (para costurar as partes), cola para tecido ou cola para artesanato.

Apesar da variedade de técnicas, a prevalecente é o uso de ponto baixo aliado ao anel mágico que evita o furo junto ao centro da esfera, reduções invisíveis conhecidas como ‘invisible decrease’ são usadas para manter a consistência do ponto impedindo que o recheio vaze.

Infelizmente, no Brasil, há a ausência de bons tutoriais em português. O que nos resta é pesquisar tutoriais em inglês e espanhol.

Vou deixar com vocês um link de tutoriais traduzidos para o português, o Amigurumi Brasil, e dois links em inglês, um de tutoriais gratuitos, o Great Amigurumi, e outro de venda de tutoriais, o Amigurumi Patterns.

Ahhh… vocês encontrarão alguns dos nossos trabalhos nos posts Urso Benjamin diz Boa Noite, O maior amor do mundo e Histórias da Velha coruja. Logo, logo teremos novidades de novos trabalhos em amigurumi e a inauguração da nossa loja no Elo7. Aguardem!

Espero que vocês se aventurem muuuito nessa arte!

Até logo!