8 autoras brasileiras que toda criança deve conhecer

Hoje o KaraMelada completa 2 aninhos!!!! E também comemoramos o Dia Internacional da Mulher!

Para comemorar… tem post especial sobre oito autoras brasileiras que deixaram marcas na história da literatura infantil e encantam pequenos e grandes com obras delicadas, emocionantes, divertidas e premiadas.

Vamos lá conferir?


MM_59
Ana Maria Machado
Com mais de 40 anos de carreira, a escritora carioca Ana Maria Machado tem mais de 100 livros publicados. Suas obras foram traduzidas para vinte idiomas e vencedoras dos mais diversos prêmios de literatura.

Começou a escrever histórias infantis a convite da revista Recreio e se consagrou no gênero. Também é pintora e membro da Academia Brasileira de Letras, da qual já foi presidente.
MM_60
Angela Lago
Escritora e ilustradora mineira, Angela Lago tem a maior parte de suas obras dedicadas às crianças. Recebeu muitos prêmios, tanto por seus textos quanto pelas ilustrações – inclusive, alguns de seus livros são narrados apenas com imagens.
MM_61
Cecília Meireles
Considerada uma das mais importantes poetisas de língua portuguesa, a carioca Cecília Meireles publicou seu primeiro livro aos dezoito anos. Teve grande importância como jornalista na área de educação e fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil, em 1934.
MM_62
Clarice Lispector
Nascida na Ucrânia, Clarice Lispector naturalizou-se brasileira e dizia-se pernambucana. Tornou-se uma das escritoras brasileiras mais importantes de seu século, misturando temas psicológicos ao cotidiano, tanto em romances como nas crônicas publicadas em jornais e revistas.
MM_63
Eva Furnari
Ilustradora e escritora ítalo-brasileira, Eva Furnari dedicou-se inicialmente a livros com ilustrações, sem texto, mas foi na produção literária que ela efetivamente se destacou. Recebeu por vários anos o Prêmio Jabuti como autora e como ilustradora e aos 68 anos pretende não parar nunca de escrever.
MM_64
Lygia Bojunga
A gaúcha Lygia Bojunga conquistou o público desde seu primeiro livro, “Os colegas”, lançado em 1972. Vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen, mais importante premiação da literatura infantil, narra histórias em tom de conversas e abre espaço para resolução de conflitos usando a imaginação e sensibilidade tipicamente infantil.
MM_65
Ruth Rocha
Escritora paulista, Ruth Rocha começou a escrever livros infantis inspirada na filha Mariana e não parou mais. Com mais de 130 livros publicados e mais de 10 milhões de exemplares vendidos é um dos nomes mais relevantes na literatura infantil no Brasil.

Com sua linguagem lúdica, sua ironia e seu senso crítico, a criança que lê seu livro repensa situações que ocorrem na vida real e passa a reagir de forma mais crítica.
MM_66
Tatiana Belinky
Nascida na Rússia e naturalizada brasileira, Tatiana Belinky é considerada uma das principais escritoras de literatura infanto-juvenil do país. Foi escritora, roteirista, tradutora e a responsável pela primeira adaptação para a televisão de O Sítio do Pica Pau Amarelo.

Em obra composta de mais de 270 títulos, entre traduções, adaptações, memórias, poesia e prosa, Tatiana Belinky propõe aos leitores infanto-juvenis reflexões a respeito da natureza humana – frequentemente com humor e sempre empregando recursos que chamam atenção para a própria linguagem.
MM_67
Bom… espero que tenham gostado.

Infelizmente, restringimos alguns nomes, mas VOCÊ pode escrever nos comentários indicações de outras autoras da literatura infantil com suas obras favoritas, ok?

Um feliz dia e uma ótima leitura para todas as mulheres!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s