Polvos que Aquecem

Nosso primeiro post do projeto Abraço Quentinho! 🙂

Então… a dona KaraMelada resolveu contar sobre um projeto para bebês prematuros que virou febre e está fazendo sucesso nos hospitais pelo Brasil.

Vamos lá conhecer?

PR_AQ03
O Projeto Octo (Spruttegruppen) começou na Dinamarca em fevereiro de 2013. Um grupo de voluntários decidiu fazer polvos de crochê para bebês prematuros. Esses polvos são colocados dentro da incubadora, junto aos bebês. Supõe-se que os tentáculos do polvo remetam o bebê ao útero materno porque se assemelham ao cordão umbilical.

De acordo com relatos de pais e profissionais de saúde de UTIs neonatais, o uso do polvo de crochê parece acalmar os pequenos, ajudando a normalizar a respiração e os batimentos cardíacos e evitando que eles arranquem fios de monitores e tubos de alimentação.

A equipe do Octo Project da Dinamarca afirma que ainda não há estudos científicos sobre o uso dos polvinhos para os prematuros. Contudo, eles salientam que os polvos de crochê têm sido usados como brinquedos desde 2013 na Dinamarca e em alguns países da Europa sem nenhum relato de infecções ou danos à saúde dos bebês.

Os pioneiros do projeto na Dinamarca deixam claro em seu site que eles não possuem “a patente” da receita dos polvinhos e que não têm como ter controle sobre a vasta produção de bichinhos que se iniciou com a finalidade de ajudar prematuros em todo o mundo.

Eles recomendam que todos os polvos confeccionados sejam DOADOS e não comercializados, mas reforçam que não têm como impedir tal acontecimento.

Para implementar o uso dos polvos de crochê é necessário que haja um consenso entre os serviços de neonatologia e de controle de infecção do hospital.

Cada hospital possui suas próprias rotinas de desinfecção dos objetos que entram em contato com o prematuro. Antes do colocar o bichinho em contato com o prematuro ele é esterilizado em autoclave.

Caso essa esterilização não seja possível, recomenda-se que os pais lavem o polvinho em casa. Recomenda-se lavar à 60°C e secar na própria máquina de lavar quando possível. Pode ser lavado junto com as outras peças de roupa do bebê que são utilizadas na UTI, como meias e luvinhas. Se a máquina de lavar possuir função de roupa de bebê ou esterilização, pode ser utilizada também.

Após serem colocados junto aos bebês: recomenda-se que os pais levem o polvo para casa para lavar a cada 5 dias em média, ou antes se estiver sujo (contato com urina, vômito ou alguma secreção).

Na Dinamarca cada bebê leva seu polvinho para casa na alta do hospital. Entretanto, não há problema algum em reutilizar os polvos de crochê (de um bebê para outro) desde que estes sejam devidamente esterilizados.

Ahhh!!! Outras recomendações importantíssimas antes de fazer seu bichinho:

• deve ser utilizada linha de alto padrão, 100% algodão, para que resistam à lavagens em alta temperatura (não há especificação quanto à cor da linha, então pode ser de qualquer cor);
• para o enchimento, o ideal é utilizar fibra siliconada, comprada em lojas especializadas;
• a cabeça do polvo não deve ultrapassar 9 cm;
• os tentáculos do polvo devem ter o ponto bem fechado, para evitar que um dedinho do bebê fique preso, e não devem ultrapassar 22 cm quando esticados, pois se ficarem muito compridos podem oferecer risco aos pequeninos;
• para o acabamento não utilize cola, botões ou miçangas.

O passo-a-passo oficial para fazer os polvos (em português) enviado pelos voluntários da Dinamarca você encontra aqui.

Aqui no Brasil, a ONG Prematuridade criou duas listas: uma de pessoas que querem doar e outra de hospitais que querem receber os polvos, divididos por Estados. Legal, não é mesmo?

A dona KaraMelada já fez o seu polvo!!!
PR_AQ04
Pois é… o meu eu fiz com lã própria para bebê seguindo os padrões de tamanhos, tudo certinho! E, não se preocupe… a lã não irá deformar com a lavagem em alta temperatura.

E… tenho uma surpresinha!!! Deixo pra vocês a receita do polvo que fiz por um vídeo do World Amigurumi. Aproveitem!!!

Polvo_Amigurumi

Espero que tenham gostado. Teremos muitos e muitos polvos no Abraço Quentinho.

Pera aí… você ainda não sabe o que é o Abraço Quentinho??? Então clique aqui.

Junte-se a nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s