História Viva

Fundado em novembro de 2005 e com sede em Curitiba, o Instituto História Viva capacita, treina e gerencia voluntários para se tornarem ouvidores e contadores de histórias levando cultura, alegria, esperança, aconchego e paz a crianças, adolescentes, adultos e idosos em abrigos, hospitais e asilos do Brasil.

Fundado pela querida Roseli Bassi, o Instituto recebeu vários prêmios no decorrer dos anos e conta com os seguintes projetos:

• História Viva Ouvir e Contar
• Contadores de Histórias – Pacientes em Hospitais
• A Arte de Encantar para Educar

Atualmente, o Instituto História Viva conta com mais de 100 voluntários ativos que atuam em mais de doze instituições parceiras, entre elas: hospitais, asilos, casas lares e abrigos, nas cidades de Curitiba/PR, São Mateus do Sul/PR, Campo Largo/PR, Maringá/PR e São Paulo/SP.

Os ouvidores e contadores de histórias que atuam como voluntários do Instituto participam de um treinamento de em torno de 50 horas (teórico e prático). Possuem formações e profissões diversificadas e se candidatam a ser voluntário por duas horas semanais, de acordo com sua disponibilidade e respeitando as determinações previamente acordadas junto às Instituições que mantém parceria com o História Viva, sempre de acordo com a Lei do Voluntariado (9.608 de 18/02/98).

Pelo fato do Instituto História Viva ser uma ONG (Organização Não Governamental) não há geração de lucros, sendo então uma instituição sem fins lucrativos. Por isso as doações tem por finalidade contribuir para a continuidade do andamento e do desenvolvimento dos Projetos realizados, assim como, para a manutenção da Sede, das capacitações e das ações de promoção e otimização da Instituição.

Se VOCÊ ficou interessado e deseja saber mais sobre o Instituto, quer ser um voluntário, ou deseja fazer uma doação é só clicar aqui.

A dona KaraMelada participa desse projeto fantástico aqui em Maringá. Fazemos parte da 1ª Turma de Voluntários da nossa cidade. Fizemos o treinamento e a nossa formatura foi linda!
PR_HV01
Pois é… na nossa cerimônia teve muitas histórias, teve um vídeo lindo com trechos de um filme inspirador para os voluntários (Patch Adams – O amor é contagioso), teve juramento e o Credo do Contador e Ouvidor de Histórias:

Creio que a imaginação pode mais que o conhecimento
Que o mito pode mais que a história
Que os sonhos podem mais que os fatos
Que a esperança sempre vence a experiência
Que só o riso cura a tristeza
E creio que o amor pode mais que a morte

A dona KaraMelada participa desse projeto porque acreditamos que ao contar histórias, estamos proporcionando o acesso à cultura, o incentivo à leitura, estímulo ao imaginário e a movimentação das emoções que nos possibilitam viver.

E por aqui VOCÊ ficará sabendo de todas as nossas experiências com o projeto. É só clicar!

História Viva… em Hospitais

Aqui VOCÊ descobrirá o poder de transformação das Histórias, unindo crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de fragilidade, da gratidão de poder ser voluntário, aprender com as histórias contadas e aprender a ouvir e a valorizar as Histórias Vivas que nos rodeiam desde sempre!

Junte-se a nós!

Anúncios